Um pouco de mim

Como um ano pode mudar alguém

Mudanças nunca são fáceis. De tempos em tempos precisamos mudar algo, seja algo banal como o cabelo, os móveis da casa ou nossas escolhas. Para mim, a mudança que mais me amedrontou esse ano foi a transição de terminar o Ensino Médio e começar a faculdade.

Desde o primeiro ano minha escola colocou em mim um objetivo: passar na faculdade. Não fazia ideia de qual carreira eu queria seguir, mas sabia que tinha que estudar pros meus concorrentes não passarem a minha frente e tomar a minha vaga na Federal. Eu tinha um foco, um objetivo. Depois de três anos de vestibulares, provas, cursinhos e estudos, eu tinha escolhido uma carreira: Jornalismo.

Infelizmente, por muito pouco não consegui passar em Jornalismo na Federal, mas tinha feito o Vestibular da Estadual que, por não ter Jornalismo eu optei por Letras e passei no Vestibular. Como não havia passado no curso que eu queria de primeira, optei pela minha segunda opção e me matriculei em Letras na UEA.

Não sei dizer se devido a frustração de não passar no que eu queria ou o curso em si, mas eu não me interessei pela grade logo de cara. Não conseguia me sentir empolgada a ir pra faculdade, a estudar e me sentir parte dos calouros. Não bateu, sabe? Acabei faltando as duas primeiras semanas de aula, tinha praticamente desistido do curso.

Como a boa teimosa que sou, não estava feliz de ter desistido tão rápido e acabei voltando para as aulas. Assisti as aulas, conheci pessoas, tentei me esforçar, mas eu não me sentia satisfeita. Não queria fazer o curso, mas não sabia o que fazer. Viajei para São Paulo e acabei tirando isso da cabeça por uns dias, deixando de lado e aproveitando.

Quando voltei estava decidida a fazer o que eu queria. Não seria fácil, desistir nunca é tão simples quanto parece. Tive que ouvir comentários do tipo ‘’Não aguentou nem um período? Mas que idiota. ’’ Ou ‘’Você saiu da Estadual para ficar em casa fazendo nada? ’’ Foi uma fase complicada, afinal, eu não sabia o que fazer. Esperar o vestibular no final do ano ou começar numa faculdade particular no próximo semestre?

Meu conselho para aqueles que querem parar de estudar por um tempo: Não faça isso. Minha vida inteira se resumiu em estudar e agora eu me sinto perdida. Não lembro de grande parte das coisas que estudei há pouco tempo. Não é legal ficar de ‘’férias’’ por metade do ano. Posso parecer louca por dizer isso, mas quero logo que essas férias acabem. Depois que meus pais viram que não tinha jeito e eu não iria voltar pra faculdade, eles começaram a me incentivar a fazer o que eu queria. Mês que vem começo a faculdade de Jornalismo numa Universidade particular e não estou me aguentando de tanta ansiedade.

Para não ficar tão à toa por seis meses, comecei a tirar a primeira habilitação e me matriculei em um curso de informática que estava adiando a anos. Também criei esse blog para não ficar tão enferrujada na escrita. Meus amigos já estão indo pro segundo período e eu aqui, dando um tempo. Às vezes, antes de dormir reflito se fiz a escolha certa e acredito que fiz sim.

Agora percebo que todas essas dúvidas e inseguranças que tive ajudaram a descobrir um pouco mais de mim mesma. Me ajudaram a crescer e se sentir livre para ser e escolher o que eu quiser. E eu estou feliz com isso. Estou feliz em escrever a minha própria história, ser a protagonista que de algo muito grande, como a minha vida.

5 comentários sobre “Um pouco de mim

  1. Pingback: Tag: Conhecendo a blogueira | Alice errada

  2. Parabéns, é isso aí. As vezes precisamos só de um pouquinho de tempo pra pensar. Cada um de nós tem um tempo certo pras grandes decisões da nossa vida.
    Parabéns mais uma vez pela escolha e muito sucesso pra você 😊!

    Curtir

Deixe um comentário!

