Como tirar o passaporte

Quando se pretende viajar para o exterior pela primeira vez, muita gente não sabe por onde começar. Tem que tirar documentos, arranjar dinheiro, planejar roteiros e etc. Fui procurar dicas para organizar uma viagem e é obrigatório na maioria dos países (com exceção dos países do Mercosul) ter o passaporte.

Um dos 101 itens da minha lista é tirar o passaporte então estou procurando como isso é possível. Primeiro, o que precisamos saber é que existem cinco tipos de passaporte: o comum, o oficial, o diplomático, o estrangeiro e o emergencial. Vamos falar apenas do comum por ser o mais usado por nós.

O passaporte comum é o de cor azul concedido para todo brasileiro, nato ou naturalizado emitido pela Polícia Federal, com validade de cinco anos. Diferente do que eu pensava, não é difícil tirar o passaporte.

Para requeri-lo, entre no site da Polícia Federal, procure a opção Serviços no Menu lateral esquerdo, em seguida vá em Passaporte. A página que vai aparecer é essa aqui:

comotirarpassaporte1

 

Clicando em seguida em 1- Requerer Passaporte (para brasileiros), você vai ser direcionado para uma página com as informações para tirar o passaporte.

comotirarpassaporte2

 

A documentação necessária para tirar o passaporte é: Documento de Identidade (RG, CNH, Passaporte brasileiro anterior, Carteira de Trabalho e etc), CPF, Título de Eleitor, comprovante que votou na última eleição, Certificado de Reservista para os homens, Certificado de Naturalização (apenas necessário se você for estrangeiro naturalizado brasileiro), Comprovante de pagamento da taxa GRU (já vou falar sobre isso), e Passaporte Anterior (se tiver, o que eu acredito não ser o caso pois se não você não procuraria como tirar o passaporte).

Com os documentos em mão (ou todas as informações na cabeça), clique em solicite a emissão do passaporte. Você vai ser direcionado para uma página onde deve colocar todas as suas informações, ficando atento para não errar nada. Quando terminar de preencher todos os seus dados, vai gerar um número de protocolo e o boleto do GRU no valor de R$ 156,07, que pode ser pago em qualquer banco ou casa lotérica.

Feito isso, faça o item número 5, e verifique se na sua cidade tem que agendar. Precisando (eu precisei), agende escolhendo o melhor dia e horário entre os disponíveis. No dia chegue com antecedência uma de 15 minutos (pelo amor de Deus, não queira madrugar lá como fazem nos PAC’s), lá eles vão recolher seus documentos, digitais e uma foto. É um processo simples que levou menos de 20 minutos. Depois é só voltar lá com o RG e o Protocolo de Viagem sete dias depois.

Esse post ajudou você? Faltou esclarecer alguma coisa? Não esqueça de me contar.

 

Anúncios

6 comentários sobre “Como tirar o passaporte

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s