Sobre minha faculdade de Jornalismo

Se tem algo que abalou as minhas estruturas esse ano, foi entrar na faculdade. Para quem me acompanha desde o início do blog, sabe que eu comecei a fazer faculdade de Letras na Universidade Estadual do Amazonas e desisti para começar a faculdade que eu queria mesmo: Jornalismo. Sempre me perguntam porque eu fiz essa ‘loucura’ e eu os respondo: Para alcançar meu objetivo final, a faculdade de Letras era maravilhosa para eu crescer na literatura e na escrita, mas eu não sinto paixão alguma em começar a minha carreira dando aula para turmas de Ensino Médio. Pode parecer preconceito e sim, em algum momento da minha vida eu quero repassar os conhecimentos que eu adquiri para jovens, mas não enquanto eu posso fazer muito mais.

Porque escolheu Jornalismo então? Sendo Jornalista eu estou sempre em contato com o mundo, com pessoas e experiências que normalmente outras pessoas não teriam. Eu posso continuar escrevendo e minha ascendência na área dependeria disso (e outros fatores como responsabilidade, dinamismo, competência e etc). Já me alertaram que ser jornalista pode ser perigoso em alguns momentos e não tão remunerado quanto eu gostaria, mas definitivamente existem empregos piores. É um risco que eu pretendo correr.

Mas então, o que estuda a faculdade de Jornalismo? Como ainda estou no primeiro período, não posso entrar em detalhes sobre as matérias que eu ainda vou ter, portanto só falarei da minha grade nesse semestre. Meu curso é noturno e tenho seis matérias ao todo, sendo ministrada uma matéria por dia em três tempos de aula (19:10 às 21:40) com exceção as quintas e sextas que tenho duas matérias e quatro tempos de aula (18:20 às 21:40). O primeiro período é bem básico e introdutório, então não tenho matérias tão focadas na área de Jornalismo, mas sim na área de Comunicação Social, tanto que tem gente de Publicidade e Propaganda na turma.

Sobre as matérias, primeiramente eu tenho Sociologia, que é praticamente a mesma coisa que deram no Ensino Médio (sai do meu pé, Durkhein!). Depois vem Economia que diferente do que eu achei no primeiro dia de aula, não tem cálculo nenhum (Ainda bem), até agora estamos estudando a origem do comércio (aulas de história basicamente) e aquelas leis de mercado chatinhas como lei da oferta, demanda e etc. Quarta-feira é dia de Português que são praticamente as mesmas aulas que eu assisti na UEA (parágrafo padrão, Saussure e etc), nenhuma grande novidade. Logo mais tenho a matéria mais love&hate de todas: Metodologia do trabalho. Ô matériazinha que dá nos nervos. Nela, aprendemos como se deve fazer um trabalho acadêmico corretamente e quando eu digo ‘aprender corretamente’ eu quero dizer usando as normas da ABNT que, meus amigos, são muitas. Também tenho Teoria da comunicação que por enquanto é a minha matéria favorita, pois nela, aprendemos a teoria da coisa toda, desde o surgimento da comunicação,  comunicação verbal, não-verbal, pictórica etc e os estudos do mass media na sociedade. Por último, eu tenho a matéria de Antropologia que, para falar a verdade eu acho muito semelhante à Sociologia com apenas algumas pequenas diferenças.

Vocês têm alguma dúvida sobre a área de Jornalismo? Entrem em contato comigo ou comentem aqui embaixo que eu procurarei responder todas as dúvidas.

Deixe um comentário!

