Resenha: A marca de Atena – Os heróis do Olimpo

Rick Riordan – Rio de Janeiro : Editora Intrínseca, 2013. 480p. Os heróis do Olimpo – Volume 3. ISBN: 978-85-8057-310-7

Sinopse: Annabeth está apavorada. Justo quando ela está prestes a reencontrar Percy, o Acampamento Júpiter parece estar se preparando para o combate. A bordo do Argo II com os amigos Jason, Piper e Leo, ela não pode culpar os semideuses romanos por pensarem que o navio é uma arma de guerra grega: afinal, com um dragão de bronze fumegante como figura de proa, a fantástica criação de Leo não parece mesmo nada amigável. Annabeth só pode torcer para que os romanos vejam seu pretor Jason na embarcação, e compreendam que os visitantes do Acampamento Meio-Sangue estão ali em missão de paz.
Os problemas de Annabeth não param por aí, ela carrega no bolso um presente da mãe, que veio acompanhado de uma ordem intimidadora: Siga a Marca de Atena. Vingue-me. A guerreira já carrega nas costas o peso da profecia que mandará sete semideuses em busca das Portas da Morte. O que mais Atena poderia querer dela?marcadeatena

Quem me conhece sabe que sou fã de Percy Jackson. Eu era do tipo histérica, sabe? Perturbava os atores no twitter, escrevia fanfics, torcia pro filme não ser um horror, tinha camiseta e shippava todos os personagens. Hoje em dia sou mais calma, eu juro. Quando o Rick Riordan lançou a série Os heróis do Olimpo eu fiquei bastante feliz mas muito apreensiva, ainda mais com o fato de que a história não focaria no Percy e ele quase não apareceria na história (inicialmente). Meu preconceito foi tão grande que eu deixei da apreciar a nova história por causa da diferença que havia entre as duas séries. Que coisa feia. Do mesmo jeito li os dois primeiros livros da série de mal gosto e levou mais de um ano para ler o terceiro. Outro dia senti tanta saudade da série que comprei A marca de Atena e devorei. Foi tão nostálgico. Mas vamos falar desse livro maravilhoso de uma vez.

Em A marca de Atena continuamos com diferentes pontos de vista: da Annabeth, da Piper, do Percy e do Leo. Os heróis finalmente terminam o navio de guerra Argo II e partem para o Acampamento Júpiter para encontrar Percy e selar a paz entre gregos e romanos. Conhecemos um pouco mais sobre o passado do Leo e da Hazel, inclusive a estranha ligação que eles possuem, o que garante cenas hilárias entre Frank e Leo. Além disso, Leo se torna um ótimo protagonista, tendo mais destaque do que Jason e Piper, o casal mais sem graça de toda a série. Os capítulos da Piper se resumiam em dizer o quanto Jason era maravilhoso, reclamar que o romance entre eles não ia bem ou se lamentar por ela não fazer algo certo. O Jason ainda participou de momentos memoráveis na história e a competição de macho alfa entre ele e o Percy me fizeram rir. O Frank, coitado, passou a maior parte da história indo atrás da Hazel por ciúmes do Leo. Ele merecia mais atenção.marca de atena2Mas a grande protagonista da história é sem dúvidas Annabeth. Como o título do livro sugere, Annabeth é escolhida para encontrar a marca de Atena. De tempos em tempos Atena escolhe um de seus filhos para procurar pela marca perdida quando os romanos invadiram a Grécia mas nenhum filho de Atena a encontrara ou voltara vivo. Além de encontrar a marca de Atena, os heróis devem viajar para Roma para salvar Nico antes que o tempo se esgote.

Rick Riordan seguiu em A marca de Atena a mesma fórmula que seguiu nosoutros livros. Os heróis têm poucos dias para chegar a um lugar e salvar alguém, impedindo assim que algo de ruim aconteça com o mundo. E novamente, nenhum deus pode ajudar mas acabam ajudando do mesmo jeito. Apesar de já ser um padrão utilizado por ele desde o primeiro livro de Percy Jackson, ele ainda consegue nos deixar de queixo caído com os acontecimentos. E eu não vou nem começar a falar do final que ele deu… Ah, que agonia.

Como um todo a história é bem gostosa de ler, cheia de aventuras, humor e lutas épicas. Sem contar o romance que esteve muito presente, principalmente no meu shipp favorito de todas as sagas (Percabeth <3). A escrita permanece a mesma dos outros livros: fácil de entender e de não dar vontade de largar até a última página.

Siga o blog nas redes sociais:

Facebook | TwitterInstagram | YouTube | Skoob | Snapchat: milacavalcante

2 comentários sobre “Resenha: A marca de Atena – Os heróis do Olimpo

  1. Amei a resenha, acho que você passou muito bem o que senti quando li este livro, há mais ou menos um ano atrás. Confesso que comecei a gostar mais do Leo antes, no segundo livro(você vai amar o fim da série, pelo visto, não desista). A Annabeth sempre me cativou por ser, além de inteligente, perseverante, e neste livro notei que mesmo em momentos terríveis ela nunca desistiu, talvez seja esta a característica de que mais gostei nela nesta parte da série.

    Beijos 🙂
    Dá uma passada lá no meu blog para ver algumas resenhas de livros ótimos, e mais algumas coisas 🙂
    http://www.insaturada.blogspot.com.br

    Curtir

    • Annabeth é uma inspiração ❤ Fiquei muito empolgada para continuar a série, quando passar a minha greve de comprar livros os primeiros que eu vou comprar vai ser A casa de Hades e O sangue do Olimpo UHAUSHOSHSU
      Já estou visitando seu blog, beijos ❤

      Curtir

Deixe um comentário!

