Resenha: Objetos Cortantes

Gillian Flynn – 1ª edição. – Rio de Janeiro : Editora Intrínseca,2015. 256 p. ISBN: 978-85-8057-658-0

Sinopse: Uma narrativa tensa e cheia de reviravoltas. Um livro viciante, assombroso e inesquecível. Recém-saída de um hospital psiquiátrico, onde foi internada para tratar a tendência à automutilação que deixou seu corpo todo marcado, a repórter de um jornal sem prestígio em Chicago, Camille Preaker, tem um novo desafio pela frente. Frank Curry, o editor-chefe da publicação, pede que ela retorne à cidade onde nasceu para cobrir o caso de uma menina assassinada e outra misteriosamente desaparecida.
Desde que deixou a pequena Wind Gap, no Missouri, oito anos antes, Camille quase não falou com a mãe neurótica, o padrasto e a meia-irmã, praticamente uma desconhecida. Mas, sem recursos para se hospedar na cidade, é obrigada a ficar na casa da família e lidar com todas as reminiscências de seu passado. Entrevistando velhos conhecidos e recém-chegados a fim de aprofundar as investigações e elaborar sua matéria, a jornalista relembra a infância e a adolescência conturbadas e aos poucos desvenda os segredos de sua família, quase tão macabros quanto as cicatrizes sob suas roupas.objetos cortantes 2

Objetos Cortantes foi o segundo livro que eu li da autora e é sua obra de estreia. Por ter ficado muito empolgada com Garota Exemplar, acabei criando muita expectativa na história e me decepcionei um pouquinho. Mas só um pouquinho. Novamente, a autora criou um enredo maravilhoso, cheio de mistério, assassinato e drama psicológico.

A história é contada do ponto de vista da Camille Preaker, uma jornalista de Chicago recém saída de um centro psiquiátrico que, a pedido de seu Editor Frank Curry deve voltar para sua cidade natal em Wind Gap, no Missouri para cobrir o assassinato não resolvido de duas crianças. Curry acredita que as duas meninas assassinadas foram vítimas de um serial killer e Camille, como era uma moradora local, conseguiria informações para fazer uma grande reportagem exclusiva e garantir o prestígio do Jornal. Mesmo ressentida com sua família, com a cidade e com tudo o que deixou para trás ela volta a cidadezinha pondo em risco sua sanidade e sua própria vida.

O teor psicológico é mais presente nessa história devido ao passado de Camille. Ter que lidar com a relação difícil com a mãe, uma irmã morta, uma meia-irmã desconhecida e o passado conturbado gera uma inquietação que ela tenta evitar mas não consegue. Além de lidar com seus próprios problemas, Camille tem que traçar o perfil psicológico do assassino das duas garotinhas e descobre que tem muito mais em comum com as vítimas do que pensava.

Outra coisa que eu achei bem interessante foi o lado profissional da Camille, que mesmo que muitos pensem que tudo se trata de vender o assassinato na mídia, ela é bem sensível em relação a tudo. Não é a primeira vez que Flynn utiliza sua experiência no jornalismo em seus personagens, fato que eu estou gostando muito. Porque apesar de muitos verem a profissão como algo glamuroso, a maioria vê apenas o lado negativo, colocando o jornalista na posição de vendedor de sofrimento e tragédia e não propagador de notícias.

A história demorou um pouquinho para me conquistar, deixando a leitura muito arrastada no começo. Fiquei até entendiada. Claro que, da metade pro final, com o cerco sobre o assassino se fechando e o mistério começando a ser revelado, tudo começou a melhorar. Mesmo tendo lido quem era o assassino, fiquei pasma, chocada e completamente fascinada com o desfecho da história. Mais uma vez, a autora fez uma reviravolta gigantesca e transformou um final previsível em algo inimaginável. Virei fã da Gillian Flynn com certeza.

 

 

Anúncios

8 comentários sobre “Resenha: Objetos Cortantes

  1. Eu seriamente amo a Gillian Flynn , já li todos os seus livros e amo como ela consegue dar reviravoltas inesperadas em todos os seus livros, ela mostra que todos nos temos nossa cota de mocinhos e de vilões, adoooro. Amei seu estilo de resenha!

    Curtir

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s