Resenha: A casa de Hades

img_1302A casa de Hades é o quarto livro da série Os heróis do Olimpo, escrita pelo Rick Riordan e publicada no Brasil pela editora Intrínseca. No volume anterior, A marca de Atena, os semideuses conseguem encontrar a estátua de Atena Paternos perdida mas Percy e Annabeth acabam caindo no Tártaro ao tentar recuperá-la. Ao começar a ler A casa de Hades ainda há o choque inicial da queda dos dois semideuses no lugar mais obscuro do mundo. Geralmente os livros do Rick seguem o mesmo padrão em todas as histórias mas por essa eu não estava esperando. Considero esse livro um grande diferencial na escrita do Rick, pois apesar de ainda conter os elementos clássicos presentes em todas as suas narrativas anteriores, nesse volume tivemos um salto grotesco na personalidade, nos conflitos internos e no desenvolvimento dos personagens.

            Um grande exemplo disso são os personagens Nico e Jason. Eu sempre gostei do Nico na série Os Olimpianos mas nunca imaginei que ele tivesse tantas dúvidas e segredos durante todo esse tempo. Saber o que se passava vagamente pela cabeça dele e como ele estava lidando com os fatos foi bem interessante. No caso do Jason, ele não sabe mais onde é seu verdadeiro lar, se ele quer ficar no Acampamento Júpiter, onde sempre morou ou ir pro Acampamento Meio-sangue e abandonar os romanos. Essas dúvidas são esclarecidas ao longo da história e garantem a aceitação do personagem, além do desenrolar das situações propostas na trama.

            img_1300

                   Sem querer desmerecer a Piper, o Leo e a Hazel mas quem brilhou nesse livro foi o Frank. O desenvolvimento desse personagem também foi fenomenal. Ele passou de um ”personagem secundário” (porque para mim só existe Percy e Annabeth), para um verdadeiro guerreiro e líder. E não, isso não aconteceu do nada. A tragetória dele até a aceitação de que ele poderia liderar foi natural.

            Outro fator a ser ressaltado nesse livro são as cenas do Tártaro. A descrição do Tártaro foi tão detalhada que ficou incrível o quão perigoso e assustador era o desafio de fechar as portas da Morte. Pela descrição foi fácil sentir o pesadelo que estava sendo para Percy e Annabeth passarem por aquilo. Eles tiveram que enfrentar monstros impossíveis de serem derrotados pela força, além de ter que continuar em frente mesmo não conseguindo manter mais a esperança. Sentir o que se passava na mente deles, o quanto eles estavam sofrendo e o medo de perder um ao outro foram os melhores capítulos dessa história.

            Enquanto os dois tentavam chegar ao coração do Tártaro, os tripulantes do Argo II não estavam muito melhores. Eles estavam tentando chegar a Épiro para encontrar Percy e Annabeth e fechar os portões da morte, impedindo assim que os monstros saíssem do Tártaro mas como de praxe, tudo sempre dava errado. Além disso, para pressionar mais ainda nossos heróis, uma guerra estava para começar entre os Acampamentos Júpiter e Meio-sangue, o que levaria milhares de semideuses à morte.

            Ufa, quanta coisa, não é mesmo? Mesmo com o clima pesado do livro, a narrativa flui facilmente, os pontos de vista são alternados entre os semideuses, o que garante um suspense maior entre os plots Argo II e Tártaro e sem dúvidas, como sempre, o livro chega ao fim com aquele sentimento de quero mais. O quinto e último livro da série já foi lançado no Brasil e está ali na estante me esperando para ser devorado.

Títulos anteriores:

Série Percy Jackson e os Olimpianos

O ladrão de raios

O mar de monstros

A maldição do Titã

A batalha do labirinto

O último Olimpiano

Extras

Os arquivos dos semideuses

Os diários do semideus

Série Os heróis do Olimpo

O herói perdido

O filho de Netuno

A marca de Atena

A casa de Hades

O sangue do Olimpo

Anúncios

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s